“Eu sou sua fã número um.”
Um dos maiores medos de um escritor é ficar preso a apenas um livro, um personagem, uma história, pro resto da vida. Que o mundo ao seu redor, ou pelo menos seus leitores, o “obriguem” a escrever sobre aquilo para sempre. Afinal, infinitas histórias se passam em sua cabeça, muitas que ele quer construir. A mente de todo escritor é cheia de rascunhos.
Não. Esqueça o que eu disse acima. Talvez o maior medo do escritor é de que um leitor seu, tão obsessivo pela história criada, a ponto de fazer qualquer coisa por mais uma página da história, te ache desmaiado, devido a um acidente e o leve para casa. E te deixa preso, escrevendo a mesma história – agora vem o medo ali de cima – para sempre. Um escravo de sua própria criação. Irônico, não?
Esse era o maior de medo de Stephen King, o rei dos escritores de terror. Tamanho o seu medo que escreveu um livro aproveitando o tema, chamado Misery.
Dirigido por Rob Reiner, Louca Obsessão (Misery) é um filme de terror, americano, de 1990. Baseado no livro homônimo de Stephen King, o filme teve uma excelente atuação de Kathy Bates, atuação essa que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz, em 1991. O elenco conta com James Caan, como Paul Sheldon, Kathy Bates, como Annie Wikes e Richard Farnsworth, como Buster.
Paul Sheldon é um escritor famoso pela série de livros Misery, uma novela romântica. Graças a ela, Paul conseguiu tudo o que tem em sua vida: Conforto, reconhecimento, fama. Porém, está cansado de escrever a história e decide colocar um fim nela. Ele mata Misery. Com novos planos em seu horizonte, e até com um novo livro, Paul está pronto para deixar Misery para trás. Estava pronto há algum tempo.
Em um dia de nevasca, Paul sofre um acidente de carro que o deixa muito ferido. Por sorte uma enfermeira, Annie, o acha em meio a neve e o leva para casa. Todos os primeiros socorros são feitos. Paul está salvo. Que sorte a dele, não? Talvez. Annie é uma grande fã dos livros Misery e está lendo o último, toda empolgada. Porém, ela muda de humor com facilidade e de empolgada pode ir a enfurecida em um segundo, principalmente quando descobre que sua personagem favorita está morta.
Annie não suporta e prende Paul, para que assim ele possa escrever sobre Misery para ela, para sempre.
Louca Obsessão é um filme de terror à moda antiga, com personagens bem construídos e uma imersão muito grande à trama. Nada de efeitos especiais megalomaníacos, espíritos, ou até mesmo com o slogan da moda dos terrores atuais “Baseado em uma história real”. Não! Ele nos mostra até que ponto a monstruosidade de uma pessoa pode chegar, aliás King faz muito disso em seus livros.
Não que ele não escreva sobre história sobrenaturais, pelo contrário, ótimas histórias desse nicho saíram da mente de King: A Coisa, O Iluminado, O Cemitério e tantos outros. Mas, além de ótimas histórias de terror, King é mestre em mostrar que nós, por muitas vezes, somos os verdadeiros monstros, que a culpa é inteiramente nossa.
Paul Sheldon agora terá que dar um jeito de fugir, todo debilitado e preso à cama. Ou escrever sobre Misery, como um escravo, para sempre. Recomendo!
Clique aqui para ver o trailer.
0 commentaires:
Enregistrer un commentaire